domingo, 31 de outubro de 2010

Na Tenda de Autógrafos no dia 13/11 os autores do livro Humor Vermelho 2

Os escritores Nelson Caldas Filho e Barbará Cassará estarão autografando o livro Humor Vermelho 2, no dia 13 de novembro, a partir das 16h45. O livro é o segundo volume da série mais original de humor do Brasil. O que diferencia o Humor Vermelho 2 é a mistura de estilos de seus autores. Na lista se encontram roteiristas do Zorra Total, Grande Família, Telecine, Multishow, GNT, escritores, blogueiros, teatrólogos, atores e jornalistas - todos tem carta branca para escreverem sobre o que quiserem. É impossível o leitor não se identificar com as situações embaraçosas e inesperadas. Algumas são pura ficção, outras inspiradas em fatos reais.

Breve resumo sobre o livro:
Já imaginou os seus avós comemorando bodas de ouro num motel? E quando te dá aquela dor de barriga a dezesseis estações de casa? O que fazer quando um assaltante entra numa clínica de depilação e você está numa posição comprometedora? 

Rir é sempre o melhor remédio, por isso o livro Humor Vermelho está de volta. O segundo volume promete arrancar gargalhadas dos leitores e vem com novidades, pra começar treze novos autores: 

“O Humor Vermelho faz muito sucesso justamente porque é original. São textos surpreendentes e politicamente incorretos. Agora estamos dando oportunidade para 13 autores estrearem na série, e tenho certeza de que o povo vai rir ainda mais!” – diz Barbara Cassará, coordenadora desse segundo volume.

Outra novidade fica por conta de três histórias proibidas para maiores de 60. “Nós adoramos, mas as nossas mães leram, e elas detestaram! É humor da nossa geração” – complementa.

Fonte: Editora Usina de Letras


Share |

Escritor argentino Ricardo Piglia autografa o livro Respiração Artificial

O escritor argentino Ricardo Piglia autografa o livro Respiração Artificial, no dia 13 de novembro, a partir das 16h45, na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco.

Sinopse do livro: A interrogação sobre o passado de um homem sustenta uma intriga ao mesmo tempo férrea e sutil. A reconstrução de uma violenta biografia de um possível traidor, um misterioso encontro entre Franz Kafka e Adolf Hitler, uma narrativa onde sátira e paródia misturam-se, criando uma nova forma de ficção. Este livro foi escolhido por cinqüenta escritores argentinos como um dos dez melhores romances da história da literatura daquele país, figurando ao lado de O jogo da amarelinha, de Julio Cortazar, Os sete loucos, de Roberto Arlt e A invenção de Morel, de Adolfo Bioy Casares. Prêmio Boris Vian de romance, em 1981.

Share |

Frederico Pernambucano de Mello autografa seu livro Estrelas de Couro

O escritor Frederico Pernambucano de Mello autografa seu livro Estrelas de Couro, no próximo dia 13 de novembro, a partir das 15h30. Nesta obra, o autor mergulha em um possível universo desconhecido de sua cultura material, promovendo a leitura do requinte e dos significados presentes nas peças autênticas de uso dos cangaceiros e das combinações possíveis de que se valia o cangaceiro na construção de um traje que atendia à vaidade ornamental de seu brado guerreiro.

Share |

Fronteiras do pensamento é o livro que Gunter Axt lança no dia 13 de novembro

Fronteiras do pensamento é o livro que Gunter Axt lança no dia 13 de novembro,às 15h30, na Feira do Livro de Pernambuco.  A obra reúne conferências de intelectuais e artistas, proferidas durante o seminário "Fronteiras do Pensamento", que é realizado anualmente em Porto Alegre. O ponto de partida dos debates são o balanço da herança de Maio de 1968 e as mudanças atravessadas pelo mundo nesses anos - globalização, erosão das utopias, choque de identidades e multiculturalismo são temas que pontuam os textos, fazendo alternar otimismo e pessimismo diante do mundo que vivemos.

Share |

Marcia Tiburi lança Filosofia Brincante dia 13 de novembro

A filósofa e apresentadora de TV, Marcia Tiburi, lança o livro Filosofia Brincante, no dia 13 de novembro, a partir das 15h30, na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco. A obra, que também tem a assinatura de Fernando Chuí, é um livro para descobrir a brincadeira do pensar. Escrito para crianças, mas que também pode ser lido por adultos que não perderam o gosto da brincadeira. O livro de Maria Tiburi e Fernando Chuí possibilita que os pequenos, desde cedo, entrem em contato com o pensamento filosófico.

Share |

Camille Paglia autografa 'Os Pássaros' dia 13 de novembro

A escritora norte-americana Camille Paglia autografa seu livro Os Pássaros, no dia 13 de novembro, a partir das 15h30, na Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco. 

Sinopse do Livro Os Pássaros:

Durante toda sua vida, Alfred Hitchcock sofreu influência da mãe dominadora e sufocante. E sempre teve pavor de pássaros. Estes dois componentes, juntos, talvez expliquem por que o mago do suspense escolheu inocentes aves para compor Os pássaros, baseado num conto de Daphne Du Maurier. Espécie de apocalipse segundo Hitchcock, em que gaivotas, corvos, todos os emplumados do planeta parecem encarnar forças do mal. No livro Os pássaros (The birds) a americana Camille Paglia manipula ideias assim e mais um sem-número de componentes psicológicos, na tentativa de explicar a tempestade mental que deu origem a essa obra do cinema


Share |

Luzilá Gonçalves Ferreira lança, dia 13/11, Deixa ir meu povo

A escritora Luzilá Gonçalves Ferreira lança, no dia 13 de novembro, às 13h30, seu sexto romance “Deixa ir meu povo”. A obra conta a história de amor, ambientada em Paris, entre um judeu brasileiro e uma brasileira não judia, à qual se sobrepõe uma recuperação histórica da presença judaica em terras pernambucanas.
  
O envolvimento amoroso, no entanto, constitui, sobretudo na primeira parte do livro, somente pano de fundo para Luzilá pontuar a presença de judeus em território brasileiro desde o século 16. Com contornos de romance histórico, os diálogos dos personagens aludem à presença judaica durante o Período Holândes, à perseguição realizada pela Inquisição. 

Luzilá revisita, também com sutileza, episódios da história recente, como o Holocausto, mas sob a ótica saudosista dos familiares das vítimas, que, no Recife, encontraram abrigo. Detalha, ainda, o contexto social do Recife da primeira metade do século 20 e as expectativas de trabalho e prosperidade entre os judeus - povo sempre de partida - que aqui se instalavam. 


Share |

Muitos lançamentos e autógrafos na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco

Na Festa que homenageia Clarice Lispector, o primeiro destaque dos lançamentos é 'Clarice na cabeceira', coletânea de crônicas organizada por Teresa Montero, e publicada pela Editora Rocco. Além desse, outros grandes lançamentos nacionais e internacionais acontecerão no congresso literário da Fliporto. Os lançamentos irão acontecer na Tenda de Autógrafos, que faz parte da I Feira do Livro de Pernambuco, que acontece dentro da Fliporto.

'Todos os homens são mentirosos', de Alberto Manguel, é um dos que se sobressaem, como Traduzindo Hannah, de Ronaldo Wrobel, um dos mais brilhantes escritores brasileiros da atualidade.
As editoras Record e Companhia das Letras comparecem com o maior número de títulos de alguns dos seus autores mais consagrados. A Língua Geral traz o novo livro do romancista português João Tordo (Prêmio José Saramago).

Olinda lerá em primeira mão as memórias de uma sobrevivente do holocausto, Eva Schloss: A história de Eva. Não se trata simplesmente de mais um relato da Segunda Guerra; o livro pode ser considerado um instigante desdobramento da história de Anne Frank contada por sua irmã.

Da história recente dos judeus na Europa à de mais longa duração no Brasil, uma verdadeira viagem no tempo é o que proporcionam romancistas como Richard Zimler (que assina Os anagramas de Varsóvia e O último cabalista de Lisboa) e historiadores como Ronaldo Vainfas, que conta com riqueza de detalhes como foi a Jerusalém Colonial, em Pernambuco.

A cultura pop – que aparece com vigor no congresso literário – destaca não só a boa relação da literatura com a música, o cinema e o teatro, mostra uma parceria de grande sucesso em história em quadrinhos: Rafael Coutinho e Daniel Galera, no pra lá de provocativo Cachalote; e Xico Sá destila o bom humor que o caracteriza no novíssimo Chabadabada − aventuras e desventuras do macho.

O filósofo francês François Jullien autografa seus livros mais recentes que refletem o tema de sua palestra: o diálogo entre culturas. Márcia Tiburilança Filosofia brincante e O manto, e GunterAxt faz o lançamento nacional de Fronteiras do pensamento.

Livros que saíram há poucos meses, como Deixa ir meu povo, de Luzilá Gonçalves Ferreira, e Primos, organizado por Adriana Armony e Tatiana Salem Levy, bem como Raimundo Carrero – a fragmentação do humano, de Marcelo Pereira, e Bussunda, de Guilherme Fiúza, serão relançados na festa.

Além dos lançamentos e relançamentos, haverá sessão de autógrafos de autores como Ricardo Piglia, Milton Hatoum, CamillePaglia, Contardo Calligaris, Marcus Accioly, Nadia Battella Gotlib e Benjamin Moser, entre outros.

Share |

sábado, 30 de outubro de 2010

A jornalista Mona Dorf lança 'Autores e Ideias' dia 13 de novembro

A jornalista e colunista do iG, Mona Dorf, lança no dia 13 de novembro, às 11h30, na Tenda de Autógrafos, o livro "Autores e Ideias". A obra é um verdadeiro painel do que é a literatura brasileira hoje extraída das mais de 500 entrevistas feitas por ela no programa "Letras e Leituras", da rádio Eldorado, em São Paulo. 

Share |

Clarice, de Benjamin Moser será lançado na Feira do Livro de Pernambuco

No dia 13 de novembro, às 11h30, o escritor norte-americano Benjamin Moser lança Clarice, (lê-se “Clarice vírgula”), na Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco. Resenhada com destaque pela imprensa estrangeira, como o jornal The New York Times e a revista The Economist, a obra revela, pela primeira vez, aspectos fundamentais na trajetória da escritora, desde a origem miserável e violenta na Ucrânia – para onde o autor viajou – ao reconhecimento internacional. A partir dessa pesquisa inédita, Moser tece relações entre a vida e a obra da brasileira – assim fazia questão de ser reconhecida – numa narrativa envolvente.

Share |

Moacir Scliar lança 'Eu vos abraço, milhões' dia 12 de novembro

‘Eu vos abraço, milhões’ é o nome do livro que o escritor Moacir Scliar lança no dia 12 de novembro na I Feira do Livro de Pernambuco, que acontece na Praça do Carmo, em Olinda.  
O livro conta a história de Valdo, que teve como sua primeira paixão a leitura, que o vez se aproximar de Geninho. E Geninho o apresentou ao comunismo. A ideia de que a desigualdade fosse uma injustiça e de que houvesse pessoas lutando pelo fim da opressão social mudou a vida do garoto. Decidido a entrar para o Partido Comunista, Valdo abre as porteiras da estância e cai no mundo. Levando poucos pertences e quase nenhum dinheiro, embarca clandestinamente num trem com destino ao Rio de Janeiro.

Na Cidade Maravilhosa, acredita, o lendário líder do Partido, Astrojildo Pereira, haverá de recebê-lo de braços abertos para conduzi-lo em pessoa às fileiras da militância, onde finalmente sua vida ganhará sentido. Mas Astrojildo não está no Rio. Foi a Moscou, sem data para voltar. E Valdo não tem dinheiro. Em vez de lutar para libertar a classe oprimida, torna-se ele próprio um assalariado, operário da construção. Para piorar as coisas, na obra que culminará num imenso ícone da alienação: o Cristo Redentor.

Quadro vívido e fascinante do Brasil na virada para a década de 30, Eu vos abraço, milhões é uma leitura que reúne a Coluna Prestes e a Revolução de 30 às reflexões, perplexidades e fantasias de um personagem inesquecível.

Share |

Selma Vasconcelos autografa o livro João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta

A escritora Selma Vasconcelos autografa seu  livro “João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta”, no dia 12 de novembro, às 16h, na Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco. A obra é o resultado de um trabalho de oito anos, que buscou estabelecer uma relação entre o homem, sua obra, seu tempo e o mundo. O livro reúne entrevistas com familiares, amigos, críticos e intelectuais da área, além de cartas inéditas do próprio escritor sobre temas cotidianos e a ícones da literatura e das artes, como Carlos Drummond de Andrade, Ledo Ivo, Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Cícero Dias.


Share |

Eva Schloss participa da Feira do Livro de Pernambuco

A escritora Eva Schloss, irmã de Anne Frank, participa da Tenda de Autógrafos da Feira do Livro de Pernambuco no dia 12 de novembro, às 20h. Eva Schloss irá lançar e autografar o seu livro ‘A História de Eva’, que narra a história sofrida de como sobreviveu a um campo de concentração nazista na Polônia. Em 1944, Eva, com apenas 15 anos, é capturada em Amsterdã e levada com a mãe para um campo perto de Auschwitz. Ambas são submetidas a condições desumanas de vida e quase sucumbem à morte em diversos momentos. Terminada a guerra, elas descobrem que o resto da família foi assassinado, e a mãe de Eva casa-se com Otto, pai de Anne Frank. Um importante livro sobre o Holocausto que mostra em detalhes um dos episódios mais cruéis da história recente.

Share |

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cyl Gallindo autografa 'A Intimidade da Palavra'

‘A Intimidade da Palavra’ é o nome do livro que o autor Cyl Gallindo autografa no próximo dia 14 de novembro, às 11h30, na Tenda de Autógrafos da 1ª Feira do Livro de Pernambuco. A obra é um painel das grandes preocupações desse escritor, dos temas de sua preferência, de suas leituras. Trata-se de uma coletânea de Ensaios, enfocando os seguintes temas:
Euclides da Cunha – apresentação do livro Canudos e Outros Temas, publicado pelo Senado Federal, já em 4ª. edição. Com repercussão internacional.

Manuel Bandeira – depoimento prestado à Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras, sobre a convivência de Gallindo com o autor de Estrela da Vida Inteira, para memorar os 40 anos do falecimento do seu amigo.

Graciliano Ramos – nasceu em Quebrangulo /AL e viveu a infância, onde fez os primeiros estudos, em Buíque, terra de Cyl Gallindo. Ciente de que a paisagem humana e física da infância é o que determina a naturalidade do cidadão, Gallindo advoga que Graciliano é buiquense. E recomenda leitura rigorosa de Infância, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas, As Histórias de Alexandre, que aí encontrarão a Geografia Literária de Graciliano. Que não é um sertão qualquer, mas as terras de Buíque.

Óscar Ribas – Trata-se do angolano “maior folclorista de Angola, senão de África”, no dizer de Câmara Cascudo, que Gallindo conheceu no Rio de Janeiro e de quem se tornou amigo. O encontro, correspondências, a leitura de suas obras que revelaram a Gallindo quanto somos africanos constituem o tema básico desse seu ensaio.

Ademais, Gallindo completou o livro com a conferência proferida na Academia Recifense de Letras Em Defesa da Língua Portuguesa, na qual contesta essa utilização vulgar e esnobe de termos em inglês, quando temos termos correspondentes na língua vernácula. E finalmente incluiu o prefácio do livro Panorâmica do Conto Em Pernambuco, feito em parceria com Antonio Campos, através do qual ele deixa patente que o Nordeste é a espinha dorsal da Cultura Brasileira.

Share |

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O livro 'A Cultura Alimentar Judaica em Pernambuco' será lançado dia 14

Os escritores Tânia Kaufman, Daniel Breda e Beatriz Schvartz lançam o livro ‘A Cultura Alimentar Judaica em Pernambuco’ no dia 14 de novembro, a partir das 13h, na Tenda de Autógrafos da Fliporto. O mundo da gastronomia judaica e suas particularidades religiosas no tempo do Brasil Colônia e no espaço de Pernambuco são desvendados neste livro, numa abordagem multidisciplinar. Os autores descrevem hábitos alimentares de cristãos-novos e judeus analisando e interpretando as interfaces com a cultura circundante.

Share |

Os Dias da Peste de Fábio Fernandes



‘Os Dias da Peste’ é o nome do livro que o autor Fábio Fernandes autografa no dia 15 de novembro, às 11h30. o livro mostra que cada segundo passado nos torna mais dependentes da Tecnologia. Hoje ela ainda necessita de nossa interação para seguir seu desenvolvimento. Mas cada vez menos essa afirmativa é exata. Haverá um ponto de mudança. Um avanço natural. A História Humana nos ensinou isso em séculos de progresso tecnológico. E a história da evolução digital vem sendo escrita entre o ontem e o amanhã.

Atualmente convergimos para o ponto onde a tecnologia se tornou tão comum em nosso cotidiano que não a percebemos mais. Celulares, palmtops, realidade virtual, tablets, implantes, wireless, videogames e nano máquinas já são corriqueiros. Somos atendidos por máquinas, nos comunicamos através delas, permitimos que digitalizem nossas vidas em arquivos... Conversamos com elas.

E se um dia fosse necessário nos afastarmos de todo conforto tecnológico que nos cerca? Se precisássemos nos desconectar de toda a praticidade da evolução digital? Caso a sua vida, como você a conhece hoje, dependa de um total afastamento da informação, o que você faria? Se estivéssemos vivendo Os Dias da Peste moderna?  Você conseguiria puxar a tomada?

Share |

Newton Moreno lança As Centenárias & Maria do Caritó

As Centenárias & Maria do Caritó de Newton Moreno será lançado no dia 15 de novembro, as 17h45, na Tenda de Autógrafos da Fliporto. Uma ótima oportunidade de prestigiar o autor pernambucano que assume plenamente a linguagem do circo-teatro e mergulha na cultura popular do sertão nordestino. Os textos são de duas peças de teatro. As Centenárias conquistou público e crítica ao ser interpretada por Marieta Severo e Andréia Beltrão; certamente não será diferente a recepção à inédita Maria do Caritó, na qual o autor cria, com enorme destreza, situações inusitadas e cômicas. Ambas ajustam-se perfeitamente às páginas deste livro, onde cada diálogo merece ser demoradamente degustado. 

Share |

Roberto Bedrikow lança o Código de David

O escritor Roberto Bedrikow lança seu livro 'O Código de David' no próximo dia 13 de novembro, às 13h, na Tenda de Autógrafos da Fliporto. No livro, ao contrário da tendência atual de se procurar códigos para entreter e distrair o leitor, Roberto Bedrikow nos brinda com o movimento inverso. Partindo de uma complexa, mas didaticamente apresentada, criptografia das letras hebraicas, da Torá e do Talmud, o autor desenvolve uma trama ficcional rica em interessantes elementos históricos e fisolóficos, combinados com uma aguçada e divertida percepção das relações humanas. 

'O Código David' não é um livro que se apenas uma vez, pois a cada nova leitura o leitor volta a ter prazer em descobrir coisas novas que tinham passado despercebidas e a diverti-se com as aventuras de René Bardof que o autor teve o cuidado de não declarar restritas aos episódios relatados nesse seu primeiros livro. Em resumo, a cada página de 'O Código David' o leitor perceberá que ele foi o centro da atenção de Roberto Bedrikow. 

Share |

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nadia Battella Gotlib lança o livro Clarice Fotobiografia

A escritora Nadia Battella Gotlib lança no próximo dia 13 de novembro, às 11h30, na Tenda de Autógrafos da Fliporto o livro Clarice Fotobiografia. Esta obra é um projeto antigo que vem sendo desenvolvido pela autora ao longo de vários anos, desde que começou a recolher o material para sua tese de livre-docência, posteriormente publicado no livro Clarice, Uma Vida que se Conta. 
Nádia Gotlib reuniu imagens de Clarice pesquisando em arquivos diversos, conheceu os lugares onde Clarice morou – Ucrânia, Itália, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Maceió, Recife, Rio de Janeiro – consultando diversos arquivos em bibliotecas, hemerotecas e museus, pesquisando também os documentos de época que possibilitaram a necessária contextualização. As fotos estão distribuídas em seqüência cronológica e em função dos espaços habitados ou percorridos pela escritora, acompanhadas de dados concisos que compõem as legendas, complementados pelos comentários da última seção do volume. 

Share |

Beto Brito autografa Bazófias

Beto Brito irá autografar o livro Bazófias no próximo dia 15 de novembro, a partir das 16h30, na Tenda de Autógrafos da Fliporto. Beto Brito é cordelista, cantor e  compositor,  há doze anos se dedica  ao ofício da cultura popular, em suas    várias    vertentes,  atuando   no   Brasil   e   no exterior.

Bazófias de Um Cantador Pai D´égua – O Maior Cordel do Mundo”, Editora Prazer de Ler, é  sua  obra  literária mais recente. Trata-se de uma obra única, com 384 páginas, onde o autor mergulha no mundo da cultura popular com 1.400 versos em septilha, narrando suas proezas de cantador visionário, com temas que vão desde a pangeia até o apocalipse. Suas proezas literárias são fantásticas, incendiárias, meteóricas, sábias, hilárias e proféticas. Um cantador destemido que sonha com a presença dos violeiros e cordelistas em todas as escolas e livrarias desse país, merecidamente honrados e reverenciados pela incomensurável importância de seus versos e suas histórias, na formação estética da cultura popular do Brasil. 

Share |

Poeta José Inácio Vieira de Melo lança Roseiral

Roseiral é o nome do novo livro do poeta José Inácio Vieira de Melo, recém publicado pela Escrituras Editora, de São Paulo, e que vai ser lançado no dia 12 de novembro, a partir das 16h, na Tenda de Autógrafos da Fliporto.

Quinto livro de poemas de José Inácio Vieira de Melo, Roseiral conta com ilustrações do artista plástico carioca Daniel Biléu e com o ensaio “O poeta que monta o Sertão é o mesmo que pisa na Lua”, de Eliana Mara Chiossi, escritora paulista radicada na Bahia. No ensaio, que fica no posfácio, Eliana Mara atenta para a mudança de tom deste novo trabalho em relação aos livros anteriores: “Posto que decide dar um salto, José Inácio Vieira de Melo mostra a coragem de assumir outra dicção. Ele avança, resoluto, ainda que esteja temeroso quanto ao escuro e ao vazio, em busca de outra vertente, na própria voz autoral.”

Roseiral, obra que inaugura um novo momento na poética do Cavaleiro de Fogo, é composto por 42 poemas inéditos divididos em cinco capítulos: “A idade da pedra”, “Roseiral”, “Odisseia”, “A calçada dos meus quinze anos” e “A casa dos meus quarenta anos”.

Share |

Beto Bezerra lança Por Trás do Muro

O autor pernambucano Beto Bezerra lança seu livro Por Trás do Muro, no dia 14 de novembro, a partir das 10h. Em seu segundo lançamento Beto Bezerra exprime o cotidiano e tudo ao seu redor, inclusive aquilo que aparentemente esteja longe do seu alcance, mas não distante da sua percepção e impressão.

O livro Por Trás do Muro conta o história do desaparecimento de duas adolescentes durante feriadão numa casa de praia com amigos, posteriormente encontradas assassinadas num lugar armo, é o fio condutor que norteio o enredo deste intrigante e misterioso Romance Policial.

Após a polícia apontar os acusados, boa parte da sociedade não se dá por satisfeita com a conclusão dos inquéritos, inquietando também um repórter investigativo que resolve por conta própria fazer suas próprias investigações. E ao refazer o caminho, tendo apenas a ajuda do jovem estagiário nessa arriscada e eletrizante empreitada, descobrem toda uma rede criminosa no intento de acobertar os reais criminosos deste e outros crimes – trazendo átona tudo que há de mais obscuro e degradante numa sociedade patriarcal e conservadora. E diante descoberta travam uma batalha moral e ética com todos ao redor, a fim de atingirem os seus objetivos e revelar as outras faces desta sombria mascara.   
  

Share |

Jaques Kano autografa Jornada de volta ao crucificado dia 14, a partir das 15h15

Jaques Kano autografa seu livro Jornada de volta ao crucificado dia 14/11, a partir das 15h15
Muitos autores irão passar pela tenda de autógrafos durante os quatro dias de evento. Um deles é Jaques Kano, que vai autografar a obra Jornada de volta ao crucificado. O autor estará na Tenda de Autógrafos no dia 14 de novembro, a partir das 15h15.
A revisora Norma Baracho descreve o livro assim: "É uma história muito, muito triste. Mas fica, ao final, a confiança de que tudo é possível. É sobre um garoto que, graças ao amor e à abnegação incondicional dos pais, conseguiu sobreviver ao terror imposto por Hitler. A dor permanece, mas a luz se fez.A escada reflete a subida dos porões escuros até a luz."

Share |

Luciana Lyra lança Guerreiras no dia 12/11, às 16h

No dia 12 de novembro, a partir das 16h, a autora Luciana Lyra irá lançar a dramaturgia Guerreiras - Texto Teatral e Trilha Sonora Original. O texto foi apresentado no Recife, em 2009, sob a direção da autora. A obra fala das Mulheres de Tejucupapo, distrito do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
No prefácio do livro, o dramaturgo Luíz Felipe Botelho fala que: “os clichês que rondam esse tema foram deixados de lado pela própria dinâmica do processo de criação desse projeto, no qual a autora, as atrizes-criadoras e demais criadores envolvidos, a partir das vivências na comunidade de Tejucupapo, estabeleceram um diálogo entre universos pessoais de múltiplas naturezas e a extensa mitologia associada ao feminino. A peça Guerreiras foi construída de fragmentos vivos de fatos de gentes do presente, cujas histórias continuam a ser urdidas neste exato momento, porém entremeadas com fios de outras tantas tramas – muitas delas milenares e míticas – vindas de todas as direções do tempo e do espaço." 

Share |

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Feira do Livro agita mercado editorial na Fliporto 2010

Com mais de cem mil títulos, entre os dias 12 e 15 de novembro, será realizada a primeira Feira do Livro de Pernambuco. O evento, que acontece simultaneamente à sexta edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, terá 22 estandes já em sua edição inaugural.
A Feira homenageará o escritor pernambucano Marcus Accioly, integrante da Geração 65 e do Movimento Armorial e que, hoje, ocupa a cadeira 19 da Academia Pernambucana Letras (APL). Haverá  ainda uma homenagem póstuma ao escritor Amílcar Dória Matos, falecido em julho deste ano.
 Orçada em R$ 200 mil, a Feira do Livro de Pernambuco é organizada pela Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros) e tem como objetivo principal promover editoras e escritores pernambucanos no âmbito local e nacional.
Na programação estão mais de 30 lançamentos, entre eles o livro Os Pássaros, de Camille Paglia; A História de Eva, de Eva Schloss – irmã de Anne Frank; e Clarice, de Benjamim Moser.
O público-alvo da Feira são estudantes de escolas particulares e da rede pública, com faixa etária da alfabetização à universidade.

Serviço
I Feira do Livro de Pernambuco
12 a 15 de Novembro
Praça do Carmo – Varadouro
Horário: 10h às 22h
Fone: (81) 2123.5813

Share |