domingo, 31 de outubro de 2010

Luzilá Gonçalves Ferreira lança, dia 13/11, Deixa ir meu povo

A escritora Luzilá Gonçalves Ferreira lança, no dia 13 de novembro, às 13h30, seu sexto romance “Deixa ir meu povo”. A obra conta a história de amor, ambientada em Paris, entre um judeu brasileiro e uma brasileira não judia, à qual se sobrepõe uma recuperação histórica da presença judaica em terras pernambucanas.
  
O envolvimento amoroso, no entanto, constitui, sobretudo na primeira parte do livro, somente pano de fundo para Luzilá pontuar a presença de judeus em território brasileiro desde o século 16. Com contornos de romance histórico, os diálogos dos personagens aludem à presença judaica durante o Período Holândes, à perseguição realizada pela Inquisição. 

Luzilá revisita, também com sutileza, episódios da história recente, como o Holocausto, mas sob a ótica saudosista dos familiares das vítimas, que, no Recife, encontraram abrigo. Detalha, ainda, o contexto social do Recife da primeira metade do século 20 e as expectativas de trabalho e prosperidade entre os judeus - povo sempre de partida - que aqui se instalavam. 


Share |

Nenhum comentário:

Postar um comentário