Na Festa que homenageia Clarice Lispector, o primeiro destaque dos lançamentos é 'Clarice na cabeceira', coletânea de crônicas organizada por Teresa Montero, e publicada pela Editora Rocco. Além desse, outros grandes lançamentos nacionais e internacionais acontecerão no congresso literário da Fliporto. Os lançamentos irão acontecer na Tenda de Autógrafos, que faz parte da I Feira do Livro de Pernambuco, que acontece dentro da Fliporto.
'Todos os homens são mentirosos', de Alberto Manguel, é um dos que se sobressaem, como Traduzindo Hannah, de Ronaldo Wrobel, um dos mais brilhantes escritores brasileiros da atualidade.
As editoras Record e Companhia das Letras comparecem com o maior número de títulos de alguns dos seus autores mais consagrados. A Língua Geral traz o novo livro do romancista português João Tordo (Prêmio José Saramago).
Olinda lerá em primeira mão as memórias de uma sobrevivente do holocausto, Eva Schloss: A história de Eva. Não se trata simplesmente de mais um relato da Segunda Guerra; o livro pode ser considerado um instigante desdobramento da história de Anne Frank contada por sua irmã.
Da história recente dos judeus na Europa à de mais longa duração no Brasil, uma verdadeira viagem no tempo é o que proporcionam romancistas como Richard Zimler (que assina Os anagramas de Varsóvia e O último cabalista de Lisboa) e historiadores como Ronaldo Vainfas, que conta com riqueza de detalhes como foi a Jerusalém Colonial, em Pernambuco.
A cultura pop – que aparece com vigor no congresso literário – destaca não só a boa relação da literatura com a música, o cinema e o teatro, mostra uma parceria de grande sucesso em história em quadrinhos: Rafael Coutinho e Daniel Galera, no pra lá de provocativo Cachalote; e Xico Sá destila o bom humor que o caracteriza no novíssimo Chabadabada − aventuras e desventuras do macho.
O filósofo francês François Jullien autografa seus livros mais recentes que refletem o tema de sua palestra: o diálogo entre culturas. Márcia Tiburilança Filosofia brincante e O manto, e GunterAxt faz o lançamento nacional de Fronteiras do pensamento.
Livros que saíram há poucos meses, como Deixa ir meu povo, de Luzilá Gonçalves Ferreira, e Primos, organizado por Adriana Armony e Tatiana Salem Levy, bem como Raimundo Carrero – a fragmentação do humano, de Marcelo Pereira, e Bussunda, de Guilherme Fiúza, serão relançados na festa.
Além dos lançamentos e relançamentos, haverá sessão de autógrafos de autores como Ricardo Piglia, Milton Hatoum, CamillePaglia, Contardo Calligaris, Marcus Accioly, Nadia Battella Gotlib e Benjamin Moser, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário