‘A Intimidade da Palavra’ é o nome do livro que o autor Cyl Gallindo autografa no próximo dia 14 de novembro, às 11h30, na Tenda de Autógrafos da 1ª Feira do Livro de Pernambuco. A obra é um painel das grandes preocupações desse escritor, dos temas de sua preferência, de suas leituras. Trata-se de uma coletânea de Ensaios, enfocando os seguintes temas:
Euclides da Cunha – apresentação do livro Canudos e Outros Temas, publicado pelo Senado Federal, já em 4ª. edição. Com repercussão internacional.
Manuel Bandeira – depoimento prestado à Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras, sobre a convivência de Gallindo com o autor de Estrela da Vida Inteira, para memorar os 40 anos do falecimento do seu amigo.
Graciliano Ramos – nasceu em Quebrangulo /AL e viveu a infância, onde fez os primeiros estudos, em Buíque, terra de Cyl Gallindo. Ciente de que a paisagem humana e física da infância é o que determina a naturalidade do cidadão, Gallindo advoga que Graciliano é buiquense. E recomenda leitura rigorosa de Infância, São Bernardo, Angústia e Vidas Secas, As Histórias de Alexandre, que aí encontrarão a Geografia Literária de Graciliano. Que não é um sertão qualquer, mas as terras de Buíque.
Óscar Ribas – Trata-se do angolano “maior folclorista de Angola, senão de África”, no dizer de Câmara Cascudo, que Gallindo conheceu no Rio de Janeiro e de quem se tornou amigo. O encontro, correspondências, a leitura de suas obras que revelaram a Gallindo quanto somos africanos constituem o tema básico desse seu ensaio.
Ademais, Gallindo completou o livro com a conferência proferida na Academia Recifense de Letras Em Defesa da Língua Portuguesa, na qual contesta essa utilização vulgar e esnobe de termos em inglês, quando temos termos correspondentes na língua vernácula. E finalmente incluiu o prefácio do livro Panorâmica do Conto Em Pernambuco, feito em parceria com Antonio Campos, através do qual ele deixa patente que o Nordeste é a espinha dorsal da Cultura Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário