No livro Grande Sertão - Veredas a ensaísta austríaca Kathrin Holzermayr Rosenfield, natural de Salzburgo, que aprendeu português lendo João Guimarães Rosa, traçou um Roteiro de leitura que é mais uma conversa de leitor para leitor. Unindo erudição e simplicidade, este livro permite rapidamente superar as pequenas barreiras de um dos grandes textos da literatura brasileira.
Ao evidenciar a secreta ordenação em sete seqüências desse romance-rio, a autora familiariza o leitor com o estranhamento da linguagem e da narração associativa dessa história narrada por um jagunço-poeta; funciona como guia no labirinto das reminiscências desordenadas de Riobaldo, iluminando os elos entre o sertão geográfico e o da alma.
Cada capítulo decodifica uma das seqüências e nos ajuda a caminhar pelas sinuosas veredas rosianas. Ao final, o quadro de concordância das edições mais usadas de Grande sertão: veredas facilita a localização dos trechos discutidos.
A autora autografa o livro na próxima segunda-feira, às 17h45, na Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário