Antropólogo e professor espanhol Angel Espina Barrio estará na Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco, na Praça do Carmo, no próximo dia 15, às 13h, no estande da Editora Massangana / Fundação Joaquim Nabuco. Na ocasião, o estudioso fará uma sessão de autógrafos do seu livro “Freud e Lévi-Strauss: Influências, Contribuições e Insuficiências Das Antropologias Dinâmica e Estrutural”.
A obra aponta para o estudo sistemático das conexões existentes entre Freud e Lévi-Strauss do ponto de vista da Antropologia. Ele faz comparativos e dá explicações para as principais contribuições teóricas das obras de desses dois grandes nomes da ciência no século passado, discutindo temas como o parentesco e o complexo de Édipo, totem e tabu e a ilusão arcaica, o mito e as antropologias dinâmica e estrutural. Desta forma, o livro contribui para reduzir uma lacuna importante no estudo da história da antropologia em geral, e da concepção do homem de ambos os autores, em particular.
Angel Espina Barrio é professor da Universidade de Salamanca (Espanha) e autor de obras referenciais como “Manual de Antropologia Cultural” (também publicado no Brasil pela Editora Massangana), onde disseca partes da antropologia e da cultura brasileira numa pesquisa ampliada e visitas freqüentes ao país, ao longo de quase 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário