terça-feira, 9 de novembro de 2010

Literatura em Quadrinhos apresenta releitura de clássicos do suspense de terror

 
No dia 15, às 15h15, a Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco mostrará em sessão especial o novo olhar sobre a historia em quadrinhos internacional da "Literatura em Quadrinhos", da coleção Domínio Público da Desafio Editorial. Sob a coordenação editorial dos pernambucanos João Lin e Gabriel Mascaro (editores da revista Ragú), o Volume II da publicação contou com pesquisa de Mário Hélio, responsável pela seleção dos contos, exclusivamente dedicados aos autores estrangeiros.

A publicação segue uma linha temática bem definida e apresenta narrativas de terror e suspense, desenvolvida por um time de quadrinhistas brasileiros de primeira linha, que reinterpretam e reinventam com criatividade e imaginação textos fundamentais da literatura universal criadas por autores que dominam os elementos do gênero.

Diversos autores e diversos ilustradores trabalham num mesmo livro pequenos contos de personalidades de renome como Bram Stoker, Richard Middleton, Esopo, Guy de Maupassant, Isaac Babel e Heinrich Von Kleist, que reaparecem em desenhos de qualidade gráfica de artistas como Gabriel Góes, Samuel Casal, Mascaro, João Lin, Fernando Lopes e Guazzelli. Eles provocam uma simbiose com os textos que acompanham cada uma das histórias adaptadas, com pequenas biografias dos escritores, ratificando a preocupação dos editores tanto com o leitor cativo de HQs quanto com os novos leitores, que são introduzidos no universo literário com textos informativos.

Na coleção Domínio Público, os editores do projeto tentaram fugir do lugar-comum das adaptações, trabalhando com obras de grande relevância na história da literatura moderna, a maioria delas ainda pouco conhecida do leitor médio. João Lin é artista gráfico, desenhista e ilustrador e participou do Spa das Artes com a intervenção “Quanto Vale um Desenho”, com diversos outros projetos desenvolvidos o objetivo de oferecer ao público um diálogo/reflexão sobre o registro gráfico da linha no espaço bidimensional do papel.  Já Gabriel Mascaro é formado em Comunicação Social pela Universidade de Pernambuco e iniciou sua trajetória profissional e autoral com trabalhos de vídeo arte e novas mídias (como os curtas-metragens Gaiola, Ao Norte, Morro; o média-metragem Galo da Madrugada; e o longa-metragem KFZ-1348), tendo ainda exposto seu trabalho no International Athens Video Art Festival (Grécia) e Cartes Flux (Finlândia).

Share |

Nenhum comentário:

Postar um comentário