O historiador Ronaldo Vainfas é um dos destaques da Tenda de Autógrafos da I Feira do Livro de Pernambuco, no próximo dia 15, às 13h, na Praça do Carmo, para sessão especial de autógrafos do seu lançamento “Jerusalém Colonial”, além de outras de suas publicações. Considerado um dos principais historiadores do país, Vainfas aborda a presença de judeus portugueses no Brasil Holandês, enfocando Três visões do mesmo assunto: os judeus e conversos no Novo Mundo.
A abordagem do pesquisador engloba um historiador, que mostrará a Jerusalém Colonial, no Brasil; um arquiteto, que exibirá os espaços onde transitaram esses personagens; e um antropólogo, que contará dos judeus na Espanha, seus grandes autores, bairros, costumes, Inquisição, expulsão e sobrevivência.
O novo trabalho deste que é um dos vencedores do Prêmio Literário 2009, pela Fundação Biblioteca Nacional, integra o hall de publicações que a Editora Record traz para o congresso de literatura. Ao todo a empresa, fundada em 1942 por Alfredo Machado e Décio Abreu, traz para a Tenda de Autógrafos outros dez lançamentos para o conhecimento do público.
Doutor em História pela USP (1988) e professor titular de História Moderna da Universidade Federal Fluminense, Ronaldo Vainfas dedicou seus estudos ao mundo luso-brasileiro e à história da Inquisição e suas vítimas, entre os séculos XVI e XVIII; e à história do Brasil Holandês, buscando aspectos menos conhecidos do período. E, durante sua trajetória, publicou o resultado de suas pesquisas em diversas publicações como “A heresia dos índios: catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial” (pela Companhia das Letras); “Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e Inquisição no Brasil colonial” (Civilização Brasileira); e “Traição: um jesuíta a serviço do Brasil holandês” (Companhia das Letras, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário